A APCMS tem um papel preponderante na sensibilização pública sobre o sono através de diversas iniciativas. De 2013 a 2025, colaborou em seis edições do "World Sleep Day", promovido pela World Sleep Society. Entre os destaques, os projetos desenvolvidos pela APCMS receberam reconhecimentos internacionais e louvores pelo impacto gerado.
Em 2016, em parceria com escolas públicas e privadas de Portugal continental e insular, a APCMS liderou um projeto de caráter preventivo em saúde pública para avaliar o cronotipo, os hábitos e os padrões de sono de crianças e adolescentes portugueses. Sob coordenação de Miguel Meira e Cruz e Helena Loureiro, o projeto forneceu feedback útil às escolas, promovendo a implementação de práticas educativas voltadas à melhoria da qualidade do sono em idade escolar.
No âmbito cultural, em 2017, a APCMS apoiou o desenvolvimento do programa “Nas Asas de um Son(h)o”, um projeto artístico-educativo que contou com a colaboração do educador Henrique Santos e da bailarina Catarina Camocho.
Este programa destacou a importância do sono em uma abordagem recreativa, com 800 espectadores no auditório Beatriz Costa, em Mafra.
Em 2019 e 2023, a APCMS apoiou a publicação dos primeiros dois primeiros números de uma série de livros pedagógicos destinados a crianças e adultos fomentando a literacia em saúde do sono e promovendo hábitos de sono saudáveis, no contexto escolar e familiar. “O relógio avariado” e “Um Natal de cortar a respiração” marcaram um complemento educativo importante reconhecido por escolas nacionais e latino-americanas.
O reforço pedagógico, particularmente no contexto do sono pediátrico tem sido um foco primário da APCMS com atividades no Congresso Internacional da Criança e Adolescente (2023) e estratégias de fomento na literacia do sono, nas regiões da grande Lisboa e do grande Porto.