Em 16 e 17 de março de 2018, Lisboa recebeu o 1º Congresso Português de Cronobiologia e Medicina do Sono, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Este evento foi realizado em conjunto com o 2º Congresso Latino-Americano de Cronobiologia e Medicina do Sono e contou com a participação de cerca de 400 congressistas, incluindo clínicos e investigadores de renome.
Entre os convidados internacionais destacaram-se Meir Kryger, Charles Morin, Eduard Estivill, Lino Nobili, Javier Puertas, Oliviero Bruni, Josep Montserrat e Lilian Giannasi. Entre os palestrantes nacionais, a amplitude da medicina do sono foi assegurada por António Martins, Elsa Parreira, João Munhá, Paula Rosa, Miguel Meira e Cruz, Sandra Marques, Rosário Ferreira, Filipe Glória, Helena Loureiro, Cláudio Laureano, Ana Santa Clara e Teresa Oliveira.
Em 2019, a APCMS contribuiu para o debate sobre a mudança horária e seu impacto no sistema circadiano, publicando um documento intitulado “Posição da APCMS Relativamente à Mudança da Hora”. Este documento, com autoria de Miguel Meira e Cruz, Sandra Marques, Alcinda David e outros, fundamentou a participação de um grupo internacional no Parlamento Europeu, alertando sobre os efeitos deletérios da manutenção da alteração horária.